Luminotécnica :: Fachada de prédio histórico   Leave a comment

Fachadas requerem conceitos luminotécnicos em harmonia com os elementos arquiteturais. Para fachadas clássicas, alguns condutas devem ser consideradas para o conceito da iluminação: 

– Colunas
– Pórticos
– Frizos
– Fachada dividida em três áreas: um portal e duas laterais
Em todos os exemplos listados uma tênue iluminação geral da fachada é assegurada através da utilização de refletores assimétricos nas luminárias de embutir no piso. A iluminação incidente não deve ser demasiada forte, uma vez que pode criar sombras pesadas expressada na área dos frisos. As luminárias estão dispostas em linha a uma distância de um terço da altura do edifício (em frente à direita e à esquerda das duas áreas da fachada).

Solução luminotécnica 1

03-plan  03-plan-dwg

As colunas são silhuetas contra a entrada da área, que é iluminada por luminárias de sobrepor. A impressão tridimensional do pórtico é grandemente reduzida pelas colunas que agora aparecem quase plana. A elevação frontal do edifício está claramente dividida em três, devido à ênfase dada à fachada central da seção.

Uma luminária de sobrepor com facho de intensidade aberta esta posicionado atrás de cada coluna.

Sugestão de luminária:

geo01 Lumini – Geo
Solução luminotécnica 2

03-02-img 03-02-dwg

As colunas são iluminadas com luminária uplights com facho fechado. O pórtico é iluminado separadamente. O fato de que a entrada está definida a área em frente da fachada torna-se muito mais acentuada. A vista é atraída para a parte central do edifício.

As colunas são marcadas pelo facho fechado das luminárias uplights dispostas ao redor das mesmas de forma circular.

Sugestão de luminária, nas opções facho assimétrico e facho fechado:

34585_14958S_1SCHR_SMALL Schréder – Terra   solum Lumini – Solum

Solução luminotécnica 3

03-03-img 03-03-dwg

A fachada é sutilmente determinada por uma divisão horizontal através da iluminação do friso. A largura total da fachada torna-se mais marcante. As colunas foram iluminados como na solução 2, mas com menor intensidade luminosa, de modo a não marcar demasiadamente a entrada. Em geral, este conceito diferenciado da iluminação dá à fachada histórica um carácter mais suntuoso.

Luminárias direcionáveis para destacar o friso estão localizadas a uma distância de um décimo da altura da parede na frente das duas secções laterais da fachada. O espaçamento entre as luminárias direcionáveis em si é relativamente pequena de modo que uma mesma iluminação da orla é obtida. Luminárias uplight com facho fechado em torno das quatro colunas adicionam um complemento para a iluminação.

Posted Setembro 6, 2011 by Fábio R. de Matos in Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: